11 dos melhores destinos para celebrar a passagem de ano 🎉🎆

  • 15.11.2024 15:45
  • Bruno A.

Dos clássicos de Réveillon de Nova Iorque e Londres às excentricidades do Dubai ou ao tropicalismo do Rio, aqui estão 11 excelentes destinos onde poderás celebrar a passagem de ano.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Comprem as uvas passas e acendam os foguetes, porque a countdown para o novo ano já começou!

E se se diz que esta é sempre uma excelente oportunidade para novos inícios, porque não principiar 2025 noutro país? Ora, é precisamente isso que propomos neste artigo, apresentando-te 10 excelentes destinos onde poderás celebrar o Réveillon. Dos clássicos anglo-saxónicos de Nova Iorque e Londres às excentricidades do Dubai ou ao tropicalismo do Rio, o difícil será mesmo escolher (ou ter orçamento para viajar numa época premium, mas isso já seria tema outras conversas).

5, 4, 3, 2, 1 – Feliz Ano Novo!

11 Destinos para celebrar a entrada no novo ano

Nova Iorque, EUA

Provavelmente o mais famoso de todos os destinos de Réveillon do mundo, não há como errar com a emblemática Nova Iorque. Uma vez que a cidade estará ainda imiscuída no espírito natalício, podes aproveitar e apreciar a lendária árvore de Natal do Rockefeller Center ou até mesmo arriscar na patinagem no ringue de gelo do Central Park. Quanto a actividades de Ano Novo propriamente ditas, e embora a confusão seja uma absoluta loucura, o epicentro é em plena Midtown Manhattan, em redor do arranha-céus One Times Square. Afinal, é do topo do edifício qUe descende a icónica Bola da Times Square à medida que se faz a contagem de entrada no novo ano. Imperdível!

Infelizmente, e se NYC já é uma cidade caríssima durante todo o ano, a época natalícia e de Réveillon costuma ser um autêntico rombo, com os preços de voos, alojamentos e actividades temáticas a disparar sem aparente limite.

Recomendado: Guia de viagem de Nova Iorque – O que visitar, onde comer, transportes, dicas + roteiro de 4 dias em NYC

Londres, Reino Unido

Já deste lado do Atlântico, poucas cidades europeias oferecem uma experiência de Réveillon com os pergaminhos de Londres, cujo grande “highlight” é mesmo o inesquecível espectáculo de fogo de artifício junto ao Tamisa. Embora os lugares na margem do rio costumassem ser gratuitos até 2014, as autoridades locais lá viram no evento uma oportunidade de angariar algumas libras e optaram por vedar o acesso, significando que, para assistires ao espetáculo em todo o seu esplendor, terás que pagar bilhete.

As reservas costumam abrir em Outubro, com os valores a oscilar entre as £20 e as £50. Excessivo? Talvez. Mas diz quem viu que é uma experiência extraordinária! Seja como for, e mesmo que não queiras desembolsar esta quantia para ver fogo de artifício, há sempre muito a acontecer um pouco por toda a capital britânica, não faltando por isso opções para preencher a tua longa noite.

Recomendado: Guia de viagem de Londres, Inglaterra + roteiro de 3 dias na capital britânica

Sydney, Austrália

Situada bem no outro lado do mundo, e o local onde tradicionalmente assistimos às primeiras imagens de entrada no novo ano durante o noticiário da hora de almoço, a gigantesca e elegante Sydney destaca-se como um destino de Réveillon de excelência. É certo que, pela distância e investimento, esta é uma viagem que requererá alguma antecedência e preparação, mas sem sombra de dúvida que ficará na memória!

Uma vez mais, o evento mais conhecido da cidade é o icónico espectáculo de fogo de artifício montado ao largo da Baía de Sydney, com a Harbour Bridge e Ópera em grande destaque. Se quiseres ostentar, nada bate um tour de barco pela baía, embora os valores sejam assustadores. No entanto, se não quiseres pagar um cêntimo que seja pelo espectáculo, o melhor mesmo é subires a um dos vários miradouros da cidade (muitos deles gratuitos) e simplesmente desfrutares do cenário.

Dubai, EAU

Uma cidade de luxos e vícios, haveria alguma vez dúvidas de que o Dubai teria lugar nesta lista? Apesar de ser o emirado mais conhecido dos EAU, uma nação de cariz conservador, tudo é permitido a quem tenha dinheiro para gastar, pelo que não faltam discotecas ou clubes nocturnos semelhantes aos que encontrarás em qualquer país europeu.

Seja como for, e se sair à noite não é propriamente uma actividade que te apele para o Ano Novo, é só seguir o gigantesco arranha-céus que se ergue no horizonte e assistir ao espectáculo de fogo de artifício no Burj Khalifa. Embora nada bata o Dubai Mall ou o Souk al Bahar como melhores locais para assistir ao show, podes fugir das maiores multidões e ver o fogo da Kite Beach, do Madinat Jumeirah ou da Bay Avenue. Para além disso, e depois de uma noite de farra, o dia 1 servirá para ficares escarrapachado de papo para o ar na praia a curar a ressaca!

Rio de Janeiro, Brasil

Se o Carnaval é a maior festa anual no Rio de Janeiro, podemos desde já adiantar que as celebrações de ano novo não ficam muito atrás! Embora existam vários pontos a partir dos quais podes contar com muita animação para a “virada”, o principal ponto de congregação das multidões tem mesmo lugar em plena Praia de Copacabana, onde todos os anos costuma haver concertos ao vivo, fogo de artifício e DJs a passar música noite dentro.

No total, estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas celebrem o Réveillon aqui todos os anos! Compreensível, já que com temperaturas médias de 30ºC (24ºC à noite) e alguns nomes fortes da música brasileira a actuarem nos palcos todos os anos – como Anitta ou Caetano Veloso – o difícil é mesmo querer ficar em casa! Vem, celebra, e descobre o porquê de o Rio ter ganhado o cognome de “Cidade Maravilhosa”.

Recomendado: Guia de viagem do Rio de Janeiro + Roteiro de 4 dias na Cidade Maravilhosa 🇧🇷 🚠 e 3 sugestões de day trips

Tóquio, Japão

Sem surpresa, aquela que é a maior cidade do mundo não poderia ficar de fora desta compilação! Se, por um lado, os japoneses são conhecidos pela sua pacatez, higiene e extrema dedicação à ordem e educação, há toda uma cultura underground (cada vez mais visível) que faz de Tóquio um local de excessos e de bizarrias… se souberes onde procurar! No caso específico do Réveillon, essas duas facetas da sociedade japonesa estão bem presentes.

Ao passo que muitos locais optam por entrar no novo ano nos templos Xintoístas, onde existe todo um ritual de passagem bem coordenado (Joya-no-Kane), outros saem à rua e aglomeram-se no distrito de Shibuya, dando lugar a uma das melhores festas outdoor do mundo antes das multidões rumarem aos bares e clubes nocturnos da metrópole. Nesta última, revela-se o “outro” Japão, onde os jovens se libertam das amarras societais e revelam o lado mais animado da nação nipónica.

Recomendado: Guia de viagem do Japão – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 8, 12 e 16 dias

Bangkok, Tailândia

A principal e mais famosa metrópole de todo o Sudeste Asiático, Bangkok foi em tempos (pré-pandemia) a cidade com maior número de visitantes em todo o planeta. Como tal, a capital Tailandesa é um local vibrante e dinâmico, com muito a acontecer ao mesmo tempo e uma atmosfera que, em tempos de festa, é verdadeiramente contagiante. Ora, isso é precisamente tudo aquilo que procuramos num destino de Réveillon!

Quer optes por uma festa mais hardcore numa discoteca, por saltitar de bar em bar na Khaosan Road, por uma experiência exclusiva num dos inúmeros (e lendários) Rooftop Bars da cidade ou por um cruzeiro com direito a jantar sobre as águas tranquilas do Chao Phraya, não há como errar! Pelo meio, podes assistir à pirotecnia tradicional na Central World Square e ir matando a fome nos incontáveis mercadinhos de rua de Bangkok.

Recomendado: Guia de viagem da Tailândia – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 8, 10 e 14 dias

Barcelona, Catalunha

Conhecida como a cidade mais animada do país de “nuestros hermanos”, a capital catalã de Barcelona é um daqueles destinos onde a animação é uma constante um ano inteiro. No entanto, e como não podia deixar de ser, o Réveillon traz ao de cima toda uma nova onda festiva, fazendo da Cidade Condal um dos locais de eleição para celebrar a passagem de ano no Velho Continente (e sem precisar de ir muito longe).

Naturalmente, os bares e clubes nocturnos da cidade vão organizar todo o tipo de festa pela noite dentro, mas se preferires algo a céu-aberto, então o melhor é percorreres a sempre-movimentada marginal de Barcelona ou assistires aos espectáculos de fogo de artifício na Plaça Espanya, em redor da famosa Fonte Mágica. Não estranhes se vires centenas de garrafas de vidro a voar sobre a tua cabeça à meia-noite, já que esta é uma longa tradição para quem celebra nesta praça.

Recomendado: Guia de viagem de Barcelona + Roteiro de 3 dias

Hong Kong

hong kong

Como já deves ter reparado pela composição desta lista, cidades gigantescas, com uma grande aglomeração de arranha-céus e espectáculos extraordinários de fogo de artifício dão excelentes destinos para a celebração de ano novo… bom, Hong Kong não é excepção! Conhecida como a Nova York da Ásia, esta Região Administrativa Especial da China (é complicado…) é um dos principais destinos do continente para quem quiser comemorar o Réveillon.

Naturalmente, o fogo de artifício marca sempre o principal ponto de encontro, com o expansivo e brilhante Victoria Harbour a receber o imperdível espectáculo de cores e luzes. Aqui, tanto podes optar por ficar do lado de Hong Kong como de Kowloon, já que as multidões estão garantidas em qualquer uma das margens. Por outro lado, para uma experiência mais tranquila, podes sempre optar por um cruzeiro com jantar incluído.

Praga, Chéquia

praga

A última paragem europeia do nosso périplo (fora de Portugal), Praga é outra excelente opção para quem queira combinar a folia do Réveillon com uma experiência mais cultural, ou não fosse a capital Checa uma das cidades mais bonitas e esplendorosas do Velho Continente. Especialmente no distrito mais central – conhecido como Staré Mesto (ou Cidade Velha) – é impossível deambular sem ficar absolutamente maravilhado.

Quanto às celebrações de ano novo propriamente ditas, o grande destaque vai para o espectáculo de fogo de artifício organizado sobre as margens do Rio Vltava. Naturalmente, as grandes enchentes costumam confluir na maravilhosa Ponte Carlos, pelo que podes sempre tentar fugir às multidões e procurar diferentes miradouros na Mala Strana, na Colina de Petrin e em redor do Castelo de Praga. Para além disso, os mercados de natal ajudam a tornar tudo ainda mais especial!

Recomendado: Guia de viagem de Praga – Roteiro de 3 dias na “Cidade das 1000 Cúpulas”

Madeira, Portugal

teleferico madeira

Finalmente, não podíamos fechar esta lista de melhores destinos para celebrar a passagem de ano sem pelo menos fazer uma paragem por território nacional! Aqui, o melhor mesmo é seguir a rota clássica e não inventar em demasia, já que o Arquipélago da Madeira é conhecido por albergar um dos melhores espectáculos de fogo de artifício em todo o mundo, capaz de rivalizar com os shows das grandes cidades mundiais mencionadas até aqui! Não somos nós que o dizemos, mas sim o Guinness World Records, que certificou o espectáculo pirotécnico madeirense como o maior do mundo em 2007 (entretanto ultrapassado).

Seja como for, com as suas temperaturas amenas, gentes afáveis e boa comida, tudo isto aliado ao conforto logístico de continuares dentro do teu próprio país e a falar a tua língua, ajuda a fazer da Madeira um destino de Réveillon de eleição dentro do mercado português.

Recomendado: Guia de viagem da Madeira – Hotéis, Transportes, Dicas e Roteiros

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para obter 3€ de desconto.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem