Um exercício de humor ou um desafio para os mais excêntricos? Aqui estão 6 rotas aéreas que, por atravessarem a Linha de Data, te permitirão, tecnicamente, não só viajar para o dia anterior, como para o ano anterior.
Depois de há uns tempos termos lançado um artigo sobre rotas aéreas que eram autênticas viagens no tempo, achámos por bem repetir a brincadeira. No entanto, e desta feita, o objectivo passa por replicar o método e procurar voos mantendo uma única especificidade em mente: viajar em 2025, de volta para 2024! Naturalmente, isto aplicar-se-á apenas a voos que tenham lugar a 31 de Dezembro de 2024 e/ou 1 de Janeiro de 2025. Ainda assim, não deixa de ser engraçado o número de casos que foi possível encontrar onde, à conta da passagem pela Linha de Data, um mero voo de algumas horas implica avançar (ou atrasar) um dia inteiro no calendário.
Um simples exercício de humor e de curiosidades – ou um desafio original para as mentes mais peculiares! Seja como for, aqui estão 6 rotas que te permitirão celebrar o Réveillon a dobrar, descolando em 2025, e aterrando ainda 2024!
Atendendo a que a Linha de Data se situa em pleno Pacífico, e que toda a premissa do artigo se baseia em “voltar atrás” no tempo para celebrar o Ano Novo a dobrar, é natural que a maioria destas rotas ligue grandes metrópoles da Ásia Oriental às maiores cidades da costa oeste dos EUA, já que este é o único sentido (oeste para este) em que os ponteiros do relógio atrasam. Para além disso, tendo em conta que o Oceano Pacífico é enganadoramente gigante, existem apenas algumas cidades em todo o continente Asiático a partir de onde é possível atravessar este corpo de água, com destaque para Pequim, Singapura, Tóquio, Seoul, ou, no caso deste voo, Hong Kong!
Com partida da famosa Região Administrativa Especial Chinesa à 00h25 do dia 1 de Janeiro, vais ainda a tempo de celebrar as 12 badaladas em Hong Kong, antes de te meteres no avião durante umas longas 12h30. No entanto, e como efeito de sobrevoar a Linha de Data, o teu calendário recuará 24 horas, permitindo-te chegar a LA às 20h55 do dia 31 de Janeiro, prontinho para nova “party” na Cidade dos Anjos!
Igualmente com partida de Hong Kong – provavelmente o melhor hub para brincadeiras deste tipo – o antigo protectorado Britânico está também ligado à costa ocidental Norte-Americana através deste voo directo para a elegante (e europeizada) cidade de São Francisco. Uma vez mais, é possível perceber a dimensão dantesca do Pacífico – pega num globo e verás que este oceano ocupa mais de 30% da superfície terrestre. A título de exemplo, e por mais absurdo que possa soar, se viajares entre o Rio de Janeiro e Bangkok, é mais rápido atravessar o Atlântico, toda a Europa, Médio Oriente e Ásia do Sul, que sobrevoar o Pacífico!
Curiosidades geográficas à parte, o modus operandi é mais ou menos o mesmo que a opção anterior. Neste caso, partirás de Hong Kong à 00h55 de 1 de Janeiro, ainda a tempo de comer as passas no aeroporto, e chegarás a São Francisco às 21h00 de 31 de Dezembro… apesar das mais de 12h00 passadas dentro da lata metálica. Fascinante!
Tecnicamente o único voo doméstico desta lista, é também possível viajar no tempo se apanhares um voo entre o Hawaii, estado Norte-Americano, e o Guam, um território não incorporado do país. Para surpresa de muitos, os EUA têm até hoje 5 territórios que se enquadram neste perfil (Samoa Americana, Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Marianas do Norte e Guam), funcionando como territórios onde os cidadãos têm passaporte americano, mas não têm poder de voto para eleições da “metrópole” (por exemplo, não podem decidir quem ocupa a Casa Branca).
Seja como for, estando situado em plena Micronésia e com voos directos para o Hawaii, o Guam é o único território onde é possível fazer esta “viagem no tempo”, com o avião a partir de Guam às 07h25 do dia 1 de Janeiro e a chegar a Honolulu às 18h40 de 31 de Dezembro (tudo isto em “apenas” 7 horas). Ao passo que as opções anteriores eram apertadas, com esta tens pelo menos a certeza absoluta de que podes ir para a farra 2 noites consecutivas!
De regresso às ligações entre a Ásia Oriental e a costa ocidental Americana, encontrar uma opção proveniente de Tóquio não é propriamente uma surpresa. Afinal, esta é a cidade mais populosa em todo o planeta, com ligações aéreas a praticamente todas as regiões do globo. Como tal, e através de uma pesquisa afincada, é também possível encontrar rotas que te permitam entrar 2 vezes em 2025 – não são muitas, mas existem!
Aqui, a solução é a mais óbvia – LA, baby! Partindo do Aeroporto de Tóquio-Haneda à 00h50 do dia 01 de Janeiro, e após sobrevoares o Pacífico por 10 horas, aterrarás em Los Angeles às 17h50 de 31 de Dezembro, ainda bem a tempo de vestir algo mais composto, sair para jantar e aproveitar uma longa e animada noite de Réveillon (se o jetlag não acabar contigo entretanto).
É bom que a Cathay Pacific nos pague a publicidade, porque maior promoção era impossível! Para a terceira (e última) passagem da companhia de Hong Kong por este artigo, e na impossibilidade de alterar a origem, decidimos pelo menos variar o destino. Naturalmente restringidos à costa oeste do continente da América do Norte, podemos pelo menos subir mais uns quilómetros e voar até ao belo Canadá! Embora as cidades mais famosas do país fiquem no extremo oposto – como Toronto, Montreal ou Québec – deste lado do “Great White North” podes sempre passar um excelente Réveillon em Vancouver.
Para além disso, saindo de Hong Kong às 01h00 de 1 de Janeiro, podes sempre aproveitar a longa viagem de 11h30 para colocar o sono em dia, aterrando em Vancouver às 20h35 de 31 de Dezembro. É certo que a comida de avião poderá não ser o mais apetitoso dos jantares de Ano Novo, mas pelo menos podes ir logo deixar as trouxas ao hotel antes de saíres directamente para a animada (e gélida) noite canadiana explicando a quem te rodeia que vieste diretamente de…2025.
Fechamos com a opção mais suis generis desta lista! Afinal, se a Linha de Data divide o Pacífico a meio, faz sentido que os voos com as mudanças horárias mais rocambolescas tenham lugar ali nas regiões da Oceânia e da Micronésia, onde voos de poucas horas podem traduzir-se em recuos/avanços de um dia inteirinho no calendário, não te dando sequer a hipótese de sentir jetlag. Assim, e após uma trabalhosa pesquisa, lá conseguimos dar com aquela que – na nossa humilde opinião – será a melhor ligação para quem quiser dar duas vezes o salto de 2024 para 2025. Pronto para uma ficar com um nó no cérebro?
Saindo de Auckland às 08h50 do dia 1 de Janeiro, com amplo tempo para teres desfrutado da festa neozelandesa, vais voar por menos de 4 horas até Rarotonga, um dos territórios das Ilhas Cook, onde o teu relógio dará uma volta de quase 360 graus (23 horas) e marcará 13h40 à chegada, ainda a 31 de Dezembro. Se a noite anterior foi violenta, tens ainda bastantes horas para descansar, re-hidratar e repetir o reveillon, desta vez num destino de praias pristinas, areia branquinha e mar turquesa.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para obter 3€ de desconto.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂