De entre os aeroportos da mesma categoria, o Aeroporto do Porto foi considerado o melhor da Europa pelo Conselho Internacional dos Aeroportos
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), uma organização internacional que representa os interesses das gestoras de aeroportos a nível mundial, considera que o Aeroporto do Porto é o melhor da Europa de entre aqueles que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano, elogiando a sua “recuperação impressionante da pandemia”.
De acordo com a ACI Europe, um dos pontos fortes do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é a sua preocupação ambiental e social. O aeroporto foi reconhecido por iniciativas para reduzir o consumo de água (incluindo a recolha de água da chuva) e para melhorar a recolha de lixo orgânico.
Também de acordo com a organização, a administração do Aeroporto do Porto tem uma atitude muito positiva no que toca a mitigar o impacto nas alterações climáticas e um compromisso forte com a comunidade local e com a região.
Em 2019, o ano considerado pela ACI para definir as categorias dos prémios de acordo com o número de passageiros, o Aeroporto do Porto recebeu mais de 13 milhões de passageiros, de acordo com o INE e o PORDATA. No ano seguinte, esse número caiu para cerca de quatro milhões devido à pandemia de Covid-19.
Ainda de acordo com o INE, o Aeroporto do Porto movimentou pouco mais de 3 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses de 2022, menos 17% do que nos mesmos meses de 2019, antes da pandemia, indicando que a recuperação ainda não é total.
Atualmente, o Aeroporto do Porto é gerido pela ANA – Aeroportos de Portugal, parte do grupo Vinci, com sede em França.
Outro aeroporto que merece destaque entre os vencedores dos prémios da ACI Europe é o de La Palma, na ilha das Canárias que sofreu com uma erupção vulcânica entre Setembro e Dezembro de 2021. O aeroporto foi justamente premiado pela sua resiliência face a esta catástrofe natural.
Categoria abaixo de cinco milhões de passageiros: Aeroporto de Turim e Aeroporto de La Palma
Categoria entre cinco e 10 milhões de passageiros: Aeroporto de Valência
Categoria entre 10 e 25 milhões de passageiros: Aeroporto do Porto
Categoria entre 25 e 40 milhões de passageiros: Aeroporto de Viena
Categoria acima de 40 milhões de passageiros: Aeroporto de Roma/Fiumicino
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂