Não prometemos que no final deste artigo tenhas as habilitações necessárias para aterrar e descolar um avião, mas pode ser que consigas impressionar quem viaja ao teu lado
A aviação comercial exige bastante precisão para evitar qualquer incidente. É por isso importante reduzir ao máximo mal-entendidos.
Já falamos aqui do alfabeto fonético, criado para simplificar a comunicação mesmo quando os envolvidos têm sotaques e dialetos diferentes, e qualquer que seja o ponto de partida e de chegada da rota.
O mais importante é por isso a estandardização, ou seja, que em todo o mundo os símbolos associados à aviação sejam os mesmos, para serem fáceis de identificar e não haja espaço para interpretação ou ambiguidades.
Os sinais no aeroporto também obedecem a esta regra! Neste artigo vamos dar-te a conhecer os sinais mais comuns que podes observar ao espreitar pela janela durante a descolagem e aterragem.
Na imagem acima vês um exemplo de uma pista de aterragem e descolagem. Uma das coisas que chama logo à atenção são os números em cada ponta. Estes números são as designações da(s) pista(s).
As pistas podem ser utilizadas em ambas as direções, por isso vês um número em cada ponta. No exemplo, um avião que se aproxima da pista do lado esquerdo aterra na pista nº 35.
A atribuição de números às pistas não é aleatória. Por norma, estes números representam, em graus (dividido por dez e arredondado), o desvio da pista em relação ao norte magnético.
No caso da imagem, isto significa que um avião que aterre na pista 35 (a multiplicar por 10 = 350º), estará quase alinhado com o norte magnético (0º/360º).
Assim, todas as pistas são numeradas de 1 a 36. Os números que designam uma pista têm sempre uma diferença de 18 números. Novamente, no nosso exemplo, 35-17=18.
Já agora, queres tentar adivinhar que pista é esta? Damos-te a resposta no fim.
Se seguirmos esta forma de numeração em aeroportos com mais de uma pista, e estas forem paralelas, surge um problema. Como podes ver na imagem, este é o caso do aeroporto de Heathrow, em Londres, onde ambas as pistas têm o mesmo número, por serem paralelas e terem assim o mesmo desvio em relação ao norte magnético.
É por isso que em alguns aeroportos, tal como vês na imagem, se junta ao número uma letra. Estas letras podem ser L (Left – esquerda), C (Central) e R (Right – direita).
Estas placas de fundo vermelho com números (e letras) brancas em fundo vermelho são parte da sinalética obrigatória.
A placa na imagem indica uma posição de espera de pista. Estes são os locais onde os aviões aguardam para entrar na pista, esperando o comando da torre de controlo.
A posição dos números indica a direção das pistas. Assim, sabemos que a pista 35 fica à esquerda e a 17 à direita.
Por vezes, estas placas podem conter as letras APCH, que significam approach ou zona de aproximação. Isto significa que estamos na ponta da pista e que à nossa direita ou esquerda já só encontramos a zona de aproximação.
Estas placas também podem ter a sigla ILS. Esta sigla significa Instrumental Landing System, ou Sistema de Aterragem por Instrumentos. Esta placa indica um local onde os aviões devem aguardar, já que avançando entram na área critica onde podem interferir com este sistema de navegação.
Estes sinais servem para indicar onde te localizas. Na placa podes ver o número da pista ou do caminho de circulação (taxiway, como é conhecido em inglês) em que te encontras.
Aqui, o B indica-nos que estamos no caminho de circulação B.
Por vezes as placas podem aparecer associadas. Por exemplo, aqui vês uma placa de localização que te indica que estás a sair da pista e a entrar no caminho de circulação B.
Estes sinais com números brancos em fundo preto são colocados ao longo da pista e indicam a distância restante para o fim desta.
A distância é indicada em milhares de pés. A placa na imagem indica-nos que restam 2.000 pés de pista, ou cerca de 609 metros. Para ficares a saber porque é que usamos pés em vez de metros na aviação, visita o nosso artigo “Cinco perguntas sobre viajar de avião que sempre quiseste fazer”
E fechamos o artigo com a resposta à nossa pergunta inicial. A pista representada no nosso exemplo é a pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂