Para muitos, uma viagem não fica completa sem visitar os museus locais. No entanto, muitas das instituições mais procuradas cobram a entrada, e para quem visita mais do que um museu, ou para quem viaja em família, os custos podem acumular-se rapidamente. Neste artigo pretendemos ajudar-te a poupar custos e, se possível, não gastar absolutamente nada para entrar em alguns dos museus mais prestigiados da União Europeia.
Começamos com um exemplo: O bilhete sem qualquer desconto para o Museu do Louvre, em Paris, custa 17 euros. Logo ao lado tens o museu da L’Orangerie e o museu de Orsay, que custam, respetivamente, 12 e 16 euros. Assim, só em três museus parisienses podes gastar 45 euros.
Desta forma, e para tornar a cultura mais acessível, muitos governos nacionais e locais permitem o acesso gratuito aos museus a certos grupos ou em determinados dias. Se és um amante da arte, aconselhamos-te a, no momento de preparar o teu roteiro de viagem, teres em atenção
Todos os anos, no dia 18 de Maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Para comemorar, são muitos os que abrem as portas aos visitantes, de forma gratuita.
Outra prática generalizada são as visitas gratuitas num determinado dia de cada mês ou semana – em grande parte dos casos os países ou museus optam pelo primeiro domingo de cada mês para fazer esta oferta, mas há exceções, como a Lituânia, onde isto acontece no último domingo de cada mês.
Em Varsóvia, na Polónia, e em Helsínquia, na Finlândia, há um sistema rotativo em que cada dia alguns dos museus são gratuitos.
Há ainda sítios em que todos os dias são especiais – quer isto dizer, em que os museus são sempre de entrada livre. É o caso da Suécia, onde a entrada nos museus do estado é gratuita todo o ano.
Para estimular o interesse dos mais jovens na cultura, muitos museus oferecem grandes descontos ou entradas gratuitas. No entanto, as condições variam bastante. Se em Itália os museus são gratuitos até aos 18 anos, os museus franceses são mais generosos e oferecem a entrada para quem tem até 26 anos.
Muitos são também os museus que oferecem descontos ou entradas gratuitas a estudantes, por isso antes de viajar verifica sempre que tens o teu cartão de estudante contigo.
Alemanha 🇩🇪
Áustria 🇦🇹
Bélgica 🇧🇪
Bulgária 🇧🇬
Chipre 🇨🇾
Croácia 🇭🇷
Dinamarca 🇩🇰
Eslováquia
Eslováquia
Espanha 🇪🇸
Estónia 🇪🇪
Finlândia 🇫🇮
França 🇫🇷
Grécia 🇬🇷
Irlanda 🇮🇪
Itália 🇮🇹
Lituânia 🇱🇹
Luxemburgo 🇱🇺
Países Baixos 🇳🇱
Polónia 🇵🇱
Portugal 🇵🇹
Roménia 🇷🇴
Varia com os dias e com o museu. Por exemplo, podes ver uma lista de Bucareste aqui.
Suécia 🇸🇪
Nota: Esta lista é atual no momento da publicação deste artigo. Se encontrares algo desatualizado, entra em contacto connosco.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!