Em termos burocráticos, viajar dentro da União Europeia é bastante fácil. Com as fronteiras abertas, basta termos connosco o cartão de cidadão para qualquer eventualidade em que seja necessário identificar-nos. Mas para além dos estados-membros da União Europeia há vários destinos que aceitam a entrada de cidadãos portugueses sem passaporte, sendo apenas necessário o nosso Cartão de Cidadão.
Nota: Se necessitares de fazer uma escala antes de chegar a cada um destes países, verifica se o território onde vais trocar de voo permite o embarque a quem tem apenas um Cartão de Cidadão (ou outro documento de identificação de um país da UE)
Nota 2: O teu cartão de cidadão pode ser equivalente a um passaporte em alguns destes países, por isso será boa ideia viajares para lá seguindo as mesmas indicações do passaporte, nomeadamente na questão da validade: Convém quase sempre ser superior a 3/6 meses, dependendo do exigido no destino.
Apesar de ainda ser um destino pouco procurado pelos portugueses, a Albânia tem muito para oferecer, incluindo vários locais arqueológicos com ruínas da Antiga Grécia. O país apenas requer cartão de cidadão aos turistas portugueses, com mínimo de validade de 3 meses.
Conhecido pelas estâncias de ski, o pequeno principado de Andorra mantem os postos fronteiriços com Espanha e França, mas permite a entrada a todos os portadores de cartão de cidadão português.
A Bósnia-Herzegovina aceita viajantes portugueses sem passaporte, desde que o cartão de cidadão tenha, no mínimo, 6 meses de validade. Um bom motivo para conhecer este país, conhecido em parte pelas suas pontes, pelas quais se conta a sua longa história como zona de fronteira entre várias estados, etnias e religiões.
Este país do Cáucaso permite a entrada a turistas munidos apenas do cartão do cidadão, uma boa notícia para quem quer conhecer os seus vales verdejantes decorados por distintivas torres defensivas.
Embora seja território britânico, os cidadãos da UE com Cartão de Cidadão válido podem entrar em Gibraltar sem necessidade de passaporte.
Este território ultramarino francês, em plenas Caraíbas, exige apenas a apresentação de um cartão de Identificação para cidadãos da União Europeia.
As Ilhas Faroe são um dos países menos conhecidos e ao mesmo tempo, mais fascinantes da Europa. Para entrares, precisas apenas do Cartão de Cidadão.
Como membro associado do Espaço Schengen, a Islândia está aberta a visitantes portugueses apenas com cartão de cidadão. Aproveita para visitar as paisagens vulcânicas da ilha e a pitoresca capital Reiquiavique.
O mais recente país do continente aceita qualquer cidadão da União Europeia portador de documento de identificação com foto. Para os portugueses isto significa o cartão de cidadão ou bilhete de identidade. Uma paragem interessante para quem está de visita aos Balcãs.
Entalado entre a Suíça e Áustria, este pequeníssimo (e riquíssimo) país não requer passaporte aos cidadãos portugueses. Podes facilmente ficar a conhecer a sua capital, Vaduz, a mais pequena da Europa em termos de população.
Pouco conhecida como destino turístico, a Macedónia tem muito para conhecer, começando pela capital Skopje, e a sua herança otomana que se nota principalmente na zona do Grande Bazaar. Aos viajantes portugueses, este país pede apenas cartão de cidadão na fronteira. Segundo o Portal das Comunidades, é também necessário o registo numa esquadra de polícia nas 24 horas seguintes à entrada.
Tal como Guadalupe, Martinica é um território ultramarino francês nas Caraíbas e permite a entrada a visitantes da UE apenas com o seu documento de identificação nacional.
Bem conhecido pelos amantes de Fórmula 1, o Mónaco não tem fronteira física com a França, e os viajantes portugueses devem apenas manter consigo o cartão de cidadão para o caso de terem de se identificar durante a sua estadia.
Em Montenegro vais poder encontrar algumas das paisagens montanhosas mais impressionantes que já viste. Tal como na Macedónia do Norte – e segundo também o Portal das Comunidades – poderás entrar apenas com o cartão de cidadão. Se não ficares alojado num hotel ou airbnb (que tratam do teu registo), deves registar-te junto da polícia local.
Destino popular entre os que procuram ver a aurora boreal, a Noruega permite a entrada de cidadãos portugueses portadores do cartão de cidadão enquanto membro do Espaço Schengen
Outro território ultramarino francês. Este paradisíaco destino do Indico permite a entrada de cidadãos da União Europeia utilizando apenas o seu cartão de cidadão.
Outro microestado que entra para esta lista, São Marino facilita a entrada a portugueses sem passaporte, tornando-o num ponto de paragem interessante durante uma viagem pelo norte de Itália.
A capital sérvia, Belgrado, tem ganho reputação pela sua animada vida noturna. Como vários outros países balcânicos desta lista, a Sérvia exige apenas o cartão de cidadão à entrada. No entanto, se não ficares hospedado numa unidade hoteleira, terás que te registar nas autoridades locais.
Para visitares as aldeias idílicas dos alpes suíços ou aventurares-te nos desportes da neve nas estâncias locais não vais precisar de mais do que o teu cartão de cidadão.
De acordo com a embaixada portuguesa na Tunísia, o governo local “está a tolerar” a entrada de cidadãos portugueses com reservas por agência de viagens e /ou com reservas de hotéis confirmadas. Neste caso específico – e dado que parece ser uma medida oficiosa por parte as autoridades tunisinas – aconselhamos que consultes as autoridades consulares portuguesas, de forma a verificar se estas regras de entrada continuam válidas.
Desde 2 de Março de 2020, a Turquia passou a permitir a entrada de viajantes portugueses identificados apenas com o cartão da cidadão.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para obter 3€ de desconto.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!