Itinerário completo com direito a roteiro de 2 dias na Madeira. Inclui menção a cidades, pontos turísticos e praias a visitar para quem procura o que fazer na Madeira num fim-de-semana prolongado.
Este roteiro de 2 dias na Madeira faz parte do nosso Guia Geral de Viagem para o Arquipélago da Madeira. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre estas duas ilhas, incluindo transportes, hotéis, restaurantes e melhores praias.
Uma escapadinha de fim-de-semana na Madeira pode ser uma ótima ideia para quem não tem muito tempo para viajar e quer ter uma nova experiência aqui bem perto.
Se é certamente impossível ver tudo que a ilha tem para oferecer em dois dias, preparamos este guia para que possas pelo menos visitar os sítios imperdíveis e ficar com vontade de regressar em breve.
Nota: Para fazeres este roteiro neste número de dias, terás, muito provavelmente, de alugar carro.
Para sugestões de hotéis para a estadia em Madeira, clica aqui.
No primeiro dia o nosso roteiro vai já levar-te a alguns dos pontos principais da Madeira. Começa o dia com uma visita ao Jardim Botânico. São mais de 2,500 as plantas exóticas que podes aqui encontrar, tudo num ponto de vantagem que oferece uma excelente vista da cidade e da baía que a delimita. O teleférico que dá acesso ao jardim botânico é, por si só, uma atração.
Mas as verdadeiras atrações da Madeira começam quando se sai da cidade. Não precisas de seguir viagem durante muito tempo para chegares ao Cabo Girão, uma das melhores vistas da ilha. Para quem não sofre de vertigens, o cabo conta com uma varanda em chão de vidro para poderes ter uma vista panorâmica da encosta e do mar, que se encontra a uns estonteantes 580 metros abaixo da plataforma.
Mas porque estamos num calendário apertado é tempo de seguires na direção oposto, desta vez já em direção ao destino principal deste primeiro dia. Uma vez que seria um crime não dar um mergulho enquanto estás na Madeira, a próxima paragem é a praia do Garajau. Um favorito entre quem gosta de mergulho, esta praia escondida entre falésias surpreende pelas águas calmas e cristalinas.
Depois de te refrescares no mar de Garajau, segue viagem junto à costa. A próxima localidade é Santa Cruz, a qual vemos só de passagem, já que a próxima paragem é mesmo em Machico.
À entrada de Machico, para no Miradouro Francisco Alvares Nóbrega para contemplar a vila e a sua baía. Depois de um pequeno passeio pelas ruas da vila, porque não mais um mergulho na Praia de São Roque?
Tem só atenção para não deixares fugir o sol, já que o objetivo é chegar à Ponta de São Lourenço a tempo de ver este a pôr-se. No extremo oriente da ilha, esta península recortada com vista sobre os ilhéus da cevada e do farol é uma ótima conclusão para o teu dia.
Resumo do 1º dia:
As desafiantes e cénicas estradas da Madeira valem à ilha uma posição de destaque na rota dos campeonatos internacionais de rali. Com os devidos cuidados, no nosso roteiro para o segundo dia vais poder experimentar um pouco do que é conduzir nestas estradas.
O caminho começa novamente no Funchal mas desta vez segue para norte. Esta estrada íngreme atravessa o Parque Natural do Ribeiro Frio. Aí vais encontrar a Levada dos Balcões, uma caminhada bastante acessível, com 2.7 quilómetros e que dura cerca de uma hora, ideal para um roteiro mais compacto. Mas apesar de pequena, esta rota oferece paisagens fantásticas, incluindo uma janela para os pontos mais elevados da ilha, o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro.
Volta à estrada e continua para norte até Santana, onde poderás encontrar as típicas casas que para muitos são das imagens mais icónicas da ilha.
A viagem continua, agora ao longo da costa norte. Logo a seguir a Santana vais encontrar São Jorge, conhecida pelas ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar que datam da fase inicial do povoamento da ilha.
Ainda na zona de São Jorge, podes visitar, em rápida sequência, três belos miradouros: do Cabo Aéreo, da Vigia e da Beira da Quinta.
Tempo de dar meia-volta para retornar ao Funchal ainda com tempo para desfrutar da vida noturna da cidade. É na Zona Velha, a qual também vale a pena visitar durante o dia, que se concentra a vida noturna da cidade, e onde podes juntar-te a turistas e locais a aproveitar o bom tempo na rua.
Resumo do 2º dia:
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂