Ryanair impõe tolerância zero e exige uma indemnização de mais de 15.000€ a passageiro desordeiro ✈️👨‍⚖️💸

  • 14.01.2025 16:00
  • Bruno A.

Na sequência de um processo civil no qual exigiu mais de 15.000€ a um passageiro responsável pelo desvio de um voo, a Ryanair anunciou também uma política de tolerância zero para com comportamentos desordeiros no interior das suas aeronaves.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

A Ryanair acaba de anunciar uma política de tolerância zero para com passageiros que contribuam para a perturbação das operações da companhia aérea. Esta medida drástica surge na sequência de um incidente de grande destaque ocorrido em Abril de 2024, no qual o comportamento altamente inadequado de um passageiro obrigou ao desvio para a cidade do Porto de um voo entre Dublin e Lanzarote. Assim, e no sentido de desincentivar comportamentos semelhantes no futuro, a companhia aérea avançou na semana passada com um processo civil, exigindo uma indemnização de €15.350 ao passageiro supramencionado.

No entanto, este número não é aleatório ou irreflectido, sendo o resultado de um resumo de todos os custos decorrentes do incidente, conforme demonstrado pela própria Ryanair:

  • Combustível extra: €800
  • Custos de alojamento (para passageiros e tripulação): €7000
  • Taxas de aterragem/handling no Aeroporto do Porto: €2500
  • Perdas com vendas a bordo: €750
  • Custos de substituição da tripulação: €1800
  • Honorários legais em Portugal (até à data): €2500

Contas feitas, o custo total ascendeu a €15.350. Naturalmente, a Ryanair classificou o comportamento como “inaceitável”, sublinhando o impacto alargado que teve tanto nos 160 passageiros que seguiam a bordo (e que viram as suas férias afectadas) como na tripulação. Por agora, e através desta acção judicial que muita tinta promete fazer correr, a transportadora aérea parecer querer passar a mensagem inequívoca de que todos e quaisquer comportamentos desadequados serão devidamente punidos nas instâncias apropriadas. Aos passageiros, recomenda-se o cumprimento das orientações e normativas da Ryanair e o máximo respeito pelos restantes viajantes… caso contrário, podem vir a ser surpreendidos com um processo bem pesado para o bolso!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem